← Back to portfolio

China buscará vida em Marte em 2021 e já prepara explorador para viagem

Published on


A China pretende explorar Marte em 2021. A sonda será enviada no próximo ano, com o objetivo de examinar a atmosfera, as paisagens e características físicas e geológicas do lugar para, além de mapear, encontrar indícios de vida. Na imagem divulgada, é possível observar que a nave parece uma cápsula comprida mas que não é tão grande, apesar de utilizar o que há de mais atual na tecnologia chinesa.

A missão engloba um rover para exploração e uma sonda orbital, que serão enviados para o planeta pelo foguete mais poderoso do país, o Long March 5. O projétil tem capacidade de carregar mais de 20 toneladas em baixa órbita terrestre e 14 toneladas em transferência geoestacionária. Segundo o cientista chefe do departamento de exploração da Agência Espacial Chinesa, Ye Jianpei, a missão segue de forma tranquila, e, se tudo ocorrer bem, antes de 2021 o planeta começará a ser explorado.

Pioneiros na expedição

A missão, se realizada com sucesso, servirá também para colher informações sobre a possibilidade de vida humana no planeta. As avaliações do solo, distribuição de gelo na água, composição de gases e da própria atmosfera serão utilizados para identificar a sobrevivência dos terrestres em solo marciano. Além disso, as informações adquiridas serão utilizadas para compreender a origem e evolução do planeta vermelho e do sistema solar, configurando grande avanço nos estudos espaciais. "Esta será a primeira vez em que um país completa essas três tarefas em uma só missão", comemora Ye.

Apesar de ter entrado na corrida espacial só em 1970, a China tem ampliado cada vez mais seu programa espacial. Desde 2003, o país enviou mais de cinco equipes para o espaço, lançou duas estações espaciais, continua explorando a lua e se prepara para dar mais um passo em direção ao conhecimento de vidas em outros planetas.