← Back to portfolio

Escola do Legislativo traz pela primeira vez artista paraense em exposição

Published on

A Escola do Legislativo, através do Programa "Exposição de Obras de Artes", traz, pela primeira vez à Assembleia Legislativa da Bahia, o trabalho do artista Levi Freire. No total são 14 obras de tamanhos diversos que retratam paisagens, animais e frutas e com preço entre 300 a 600 reais.

Professor de artes da rede Estadual da Bahia, o paraense chegou a Salvador nos anos 1970 para trabalhar como desenhista do Projeto Radambrasil. Desde então, o amor pela arte se expandiu e influenciou suas escolhas profissionais, acompanhando-o há mais de 40 anos.

Sempre presente em sua vida, o fascínio pela natureza esteve lado a lado em seu trabalho como geógrafo. Na época em que fazia pesquisas de campo, a mente se mantinha atenta ao científico, mas o olhar era constantemente artístico. “Quando eu comecei a conhecer o funcionamento da natureza, isso me fez ficar mais focado ainda nessas questões naturais, e isso me direcionou melhor na arte da pintura de paisagens”

Sua fé em um criador de toda a beleza natural e a tranquilidade que a crença lhe proporciona, para ele, possui forte influência em suas obras. ”Vem da paz que eu tenho comigo mesmo”, explica. Levi pinta paisagens sobre tela em diferentes tamanhos e concilia sua experiência como geógrafo com sua tendência artística, que se manifestava desde a adolescência.

As cores, formas e sons da natureza sempre atraíram o pintor. Na tentativa de se manter próximo mais ainda de sua paixão, Levi percebeu que observar as florestas de cima também era algo que lhe agradava. Assim, nos anos 70, tornou-se piloto de avião e adicionou mais um ponto de vista e fidelidade à suas obras.

"São belíssimas e estão com preços maravilhosos", anuncia a marchand Niltair Santos. Com função de negociar a compra das obras entre expositor e público, Niltair garante que as peças são de ótima qualidade e realmente tocantes. Com a sensibilidade em projetar sombras, adicionar luz solar e manter as cores fieis ao real, as obras do artista Levi Freire estarão no Saguão Josaphat Marinho do dia 20 a 24 de agosto.